SEJAM BEM-VINDOS!

RE CICLO

RE CICLO

domingo, 4 de julho de 2010

मिंह AÇÃओ!

Bom, parecido com o que eu acho que é um GSA fiz/participei de dois Oásis! O primeiro foi o grande de Santa Catarina (2009). Fui com a equipe ABRA.CE de Porto Alegre. Não sabia exatamente o que era, só sabia que tinha um enfoque social e que era para trabalhar com as pessoas atingidas pelas enchentes de 2008. Quem me falou a respeito foi uma amiga guerreira que foi facilitadora naquela ocasião (Nati Dittmar, ou Naná). Lá foi tudo novo, não lembro bem o que esperava, acho que não tinha criado muitas expectativas ainda, mas só sei que foi beeeem mais intenso do que eu imaginava, principalmente a respeito dos sentimentos envolvidos, das responsabilidades criadas com a comunidade, das expectativas, etcs. Em SC tudo foi organizado, e muito bem organizado, por terceiros, pessoas que eu nem conhecia, então não tive contato com essa parte. Pra mim tudo tinnha sido maravilhoso, eu e meus amigos chegamos, trabalhamos (braçalmente falando), construímos e pronto! Todo mundo voltou pra Poa com uma vontade gigantesca de continuar este trabalho, tinha sido muito especial pra todos nós! Por isso resolvemos lá por outubro, novembro fazer um Oásis Poa...e fizemos! Foi na Vila Gaúcha, comunidade existente há mais de 50 anos, muito tradicional de Porto Alegre. Quando chegamos lá ficamos surpresos com o potencial do local, além de ser extremamente bem localizado (com uma vista para o Lago Guaíba maravilhosa) residiam no local mais de 4000 pessoas, 1500 família, muita força pra trabalhar com a gente... Porém nos faltava experiência (bom, só se adquire tentando né?!!). Em resumo, não foi tão fácil quanto esperávamos fazer o Oásis acontecer, nem da nossa parte, nem da parte do envolvimento da comunidade (acho que pode ter sido falha nossa também). Mas de qualquer maneira o primeiro Oásis Porto Alegre aconteceu, e foi muito bem sucedido na minha opinião. Com suas falhas e acertos, um Oásis sempre faz diferença!

Bom, essas foram as minhas duas experiências que acho que são semelhantes ao Guerreiros Sem Armas! Lutei como uma guerreira nestas situações, e juro que sem armas!!! :D

3 comentários:

  1. Oi Marina, o Guerreiros é diferente do OASIS SC em muitos aspectos, principalmente no seu papel lá (aqui). Temos muito mais tempo, mas também temos mais desafios, e vamos mais fundo no processo, na metodologia, na relação com a comunidade e na relação entre os Guerreiros. Esse Caminho do Guerreiro é uma das formas de ir dando o tom: materialização, autonomia e protagonismo. Para chegar até lá, tem que atravessar o Caminho... E começar a materializar a sua ação. Por isso quero muito ler as suas próximas postagens. Abraço,

    Val

    ResponderExcluir
  2. Oi Marina, sou Letícia também guerreira.
    Estou passando por aqui pra dar um oi e oferecer minha ajuda no que for possível.
    sucesso com as realizações da tarefa!

    super beijo. Lets

    ResponderExcluir
  3. Ola, Marina! Li sobre o oasis porto alegre. Sempre bom construir novas experiencias! Toque em frente, sempre acreditando e realizando no coletivo!
    Grande abraço

    ResponderExcluir